Porque o Ciclo Vicioso do Conteúdo Limita Suas Chances de Aprovação

O Enem deseja que você aprenda os conteúdos para promover ações específicas que são as habilidades, porém os materiais didáticos abordam o conteúdo isoladamente sem se preocupar com essas ações.

Talvez você não tenha noção do que são os livros didáticos dentro do sistema escolar brasileiro, mas é um "copia e cola" em proporções gigantescas.

Tudo o que é mostrado nos livros didáticos está presente nas salas de aula desde sempre, então é daí que vem essa defesa desenfreada do conteúdo.

O triste é que o livros didáticos pré e pós Enem são praticamente idênticos, pois não houve uma mudança significativa para o estudo da matemática por habilidades. 

Porque os Livros Didáticos Focam no Conteúdo e Não nas Habilidades?

Como dizia Sherlock Holmes: - Elementar, meu caro Watson!

Os autores de livro sabem que suas obras deveriam seguir as habilidades avaliadas pelo Enem e a partir delas ir apresentando os objetos de conhecimento passo a passo. O problema é que o mercado não está preparado para essa mudança nos livros didáticos e todas as tentativas de mudanças mais significativas foram por água abaixo, entende?

É muito mais confortável para pais, professores e alunos continuarem perpetuando uma educação do século passado que era movida pelo CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (daí que vem esse tal de conteúdo, sacou?!).

O Fato é que enquanto o CONTEÚDO se perpetua nos livros didáticos e salas de aula tradicionais, você vestibulando de Medicina "paga o pato". #prontofalei 

Agora lembre-se que o livro didático é o maior amigo dos professores porque suas aulas são elaboradas a partir deles.

Isto quer dizer que há um ciclo vicioso conforme mostra a próxima figura:

O Ciclo Vicioso do Conteúdo

Nesse Ciclo Vicioso do Conteúdo, o mercado alimenta as escolas com materiais didáticos com foco no conteúdo e quando as escolas adotam esses materiais acabam incentivando a produção e venda desse tipo de material, enquanto isso o Enem fica escutando conversa.

No fundo, a culpa não é sua e nem de seus professores, pois é como se estivéssemos passando por uma grande fase de transição.

Vai chegar o momento num futuro distante em que todos vão estar falando da importância das habilidades.

O  importante agora é o que você vai fazer com essas informações...

O Padrão é Estudar Pelo Conteúdo Mas Essa é a Causa Do Fracasso!

Veja os pontos positivos e negativos de se estudar com foco no conteúdo

Prós

  • Você vai "marcando" os conteúdos da sua lista e isso te dá uma sensação boa de avanço
  • É muito fácil encontrar materiais didáticos com foco no conteúdo
  • É muito fácil encontrar listas de exercícios por conteúdo
  • Estudar com foco no conteúdo está dentro da sua zona de conforto, mesmo que não te leve muito longe 

Contras

  • Você termina a lista de conteúdos mas deixa de estudar o mais importante
  • É muito difícil encontrar materiais didáticos com foco nas habilidades
  • É muito difícil encontrar listas de exercícios por habilidades
  • Estudar com foco nas habilidades está completamente fora de sua zona de conforto em muitos casos 

Conclusão:

Quanto mais você tentar manter seu estudo pautado apenas nos conteúdos, menores são as suas chances de subir todos os degraus exigidos pelo Enem e com isso menores as suas chances de aprovação em Medicina.

O Pequeno Ajuste No Seu Planejamento...

O ajuste mais significativo que você pode promover em seu planejamento é a mudança do seu foco de estudos do conteúdo para as habilidades.

Isto quer dizer que você deve se certificar de que todas as habilidades estão sendo desenvolvidas para cada objeto de conhecimento estudado.

Isso vai te dar uma grande vantagem na conquista de sua vaga na universidade uma vez que você tende a subir todos degraus das competências exigidas pelo Enem.

Lembre-se que essa é uma estratégia que serve para qualquer área de conhecimento do Enem e não apenas para a Matemática.

Caso você tenha alguma dúvida ou comentário sobre o estudo por habilidades, basta clicar no botão abaixo para me enviar uma mensagem.

Eu respondo pessoalmente a todas as mensagens que recebo e envio gratuitamente uma cópia em PDF da versão 2.0 da Matriz de Referência Comentada de Matemática que estou terminando de escrever.

Com esse PDF você vai:

  • Saber os objetos de conhecimento cobrados em cada uma das 7 competência matemáticas do Enem;
  • Conhecer as 30 habilidades matemáticas avaliadas e a incidência de cada uma delas nos últimos anos;
  • Receber uma lista de exercícios com exemplos de itens de todas as habilidades (com gabarito) para você treinar o que cai e como cai

Esse material também vai te ajudar a melhorar ainda mais o seu planejamento vencedor rumo à universidade.

Aguardo o seu comentário ou a sua dúvida.


Ao seu sucesso,

George "na torcida" Christ

>